terça-feira, 22 de abril de 2008

STEREO MC's - Do melhor que conheço!... dentro do género, claro.


«Formados em 1985, na Grã-Bretanha, os Stereo MC's revelaram-se, à partida, um projecto musical inovador para a altura, ao recolherem influências em nomes como Sly & The Family Stone e Isaac Hayes, para depois partirem para a fusão do psicadelismo da década de 60, com o rock dos anos 70 e o rap de 80. O resultado fez deles uma das mais importantes bandas hip hop da época.
O grupo nasceu sob o impulso do rapper Rob B. (Rob Birch) e do produtor/DJ Nick Hallam, mais conhecido por "The Head", na mesma altura em que ambos formaram a editora Gee Street, com o intuito de promover a música que produziam. A Gee Street juntou-se a uma outra editora pouco tempo depois, situada em Nova Iorque, e designada 4th & Broadway. A formação completa da banda contava ainda com o baterista Owen If e a vocalista Cath Coffey.
Uma série de singles do grupo foi entretanto editada, como que a abrir caminho para a chegada do seu primeiro álbum de originais, intitulado "33-45-78", e que aconteceu em 1989. O disco foi considerado uma espécie de ponte entre as culturas dance e hip hop, e revelou uma grande evolução por parte dos artistas, desde os tempos dos seus primeiros trabalhos.
O sucessor de "33-45-78", Supernatural (1990), foi gravado em Londres e Nova Iorque, tendo sido escrito pelo grupo em parceria com Afrika Baby Bam, dos Jungle Brothers, a cargo de quem ficou também metade da produção. O resultado final mereceu os aplausos da crítica, que se mostrou unânime na aclamação do disco.
No ano seguinte, a banda partiu para a estrada em digressão pelo Reino Unido com os EMF, à conquista dos fãs, que fizeram do tema "Lost In Music" um dos maiores êxitos dos MC's até à data. Depois de se terem afirmado como um nome sonante no mercado britânico e uma presença constante nas tabelas de vendas, os Stereo MC's partiram em direcção aos Estados Unidos, onde triunfaram com "Elevate My Mind", uma faixa que se tornou alvo de alta rotação em muitas das rádios top 40 norte-americanas, tendo inclusivamente sido o primeiro tema de um grupo de hip hop britânico a figurar no Billboard Top 40.
O disco seguinte, "Connected", funcionou como rampa de lançamento e de divulgação internacional do grupo, em grande parte devido aos êxitos "Step It Up", "Creation", "Ground Level" e, especialmente, devido ao tema-título. Este terceiro álbum, valeu inclusivamente à banda dois Brit Awards, nas categorias de "Álbum do Ano" e "Artista do Ano".
As oportunidades começaram então a suceder-se e o grupo viu a sua popularidade aumentar em grande escala a partir do momento em que participou na digressão Zooropa dos U2, e também devido ao apoio que lhe foi dado pela MTV. Graças a esta crescente divulgação, as vendas dispararam e "Connected" foi disco de platina em dezoito países.
Desde então Rob B. e os restantes membros da banda têm remisturado e gravado temas para vários artistas, assim como para bandas sonoras, tendo sido editado, em 2000, um álbum de remisturas dos temas do grupo, assinado por DJ Kicks.
Oito anos depois do lançamento de "Connected", os Stereo MC's regressaram às lides discográficas com um novo registo de originais, intitulado "Deep Down & Dirty", que a generalidade da crítica considerou muito aquém do registo anterior.»
(Maria João Serra)

Stereo MC's - Running



Retroactive (Greatest Hits)_2003

1. Creation (4:04)
2. We Belong in This World Together (4:40)
3. Step It Up (5:02)
4. On 33 (4:41)
5. Running (Radio Mix) (3:38)
6. Ground Level (4:13)
7. Lost in Music (Ultimatum Remix) (3:41)
8. Bring It On (4:40)
9. Chicken Shake (3:14)
10.Sofisticated (4:16)
11.Deep Down & Dirty (4:22)
12.Two Horse Town (4:18)
13.Connected (5:12)
14.Elevate My Mind (3:20)
15What Is Soul? (4:49)
16.Traffic (5:19)
17.Move It (3:56)
18.Sweetest Truth (Show No Fear) (3:44)

DOWNLOAD

Connected_1992

1. Connected
2. Ground Level
3. Everything
4. Sketch
5. Fade Away
6. All Night Long
7. Step It Up
8. Playing with Fire
9. Pressure
10.Chicken Shake
11.Creation
12.Don´t Let Up
13.The End

DOWNLOAD

Stereo MCs - Connected

Sem comentários: