segunda-feira, 21 de abril de 2008

CLÃ - Do melhor que se faz no ambito do pop nacional.


«Hélder Gonçalves, fundador e mentor dos Clã, começou a projectar o grupo no início da década de 90 por não se querer limitar ao mundo em que se movimentava, o do jazz. Os Clã formam-se em Novembro de 1992, incluíndo, para além de Hélder, o seu irmão Fernando (bateria), Manuela Azevedo (voz), Miguel Ferreira (teclas), Pedro Biscaia (teclas) e Pedro Rito (baixo eléctrico).
O primeiro ano serve para se conhecerem como músicos, para compôr novas canções e para "trabalhar" as músicas compostas anteriormente por Hélder Gonçalves, as quais tem de ser adaptadas aos músicos e, em particular, à voz de Manuela Azevedo.
Os Clã partem depois para palco para verem como é que as músicas resultavam ao vivo. A estreia ao vivo ocorre, em Janeiro de 1994, na cidade do Porto, numa das noites Getting Dizzy Miles Away promovidas por Paulo Jorge Rodrigo no Meia Cave.
Com o espectáculo "Primeiros Movimentos" os Clã procuram experimentar sonoridades não directamente ligadas ao jazz - da soul ao rock, do reggae ao funk, da pop ao funk metal, passando pelo rap, hip- hop e acid jazz - e devolvê-las numa descomplexada e saltitante rodada de canções.
Hélder Gonçalves, que colabora com Mário Barreiros no seu sexteto de jazz, convida-o para produtor dos Clã. Gravam as maquetas, que virão a incluir os temas «Ser (Português)», «Azar», «Nós Somos do Mesmo Clã», «Mr. Inútil» e «Pois É!», mas como algumas das músicas não têm letras pedem a colaboração de Carlos Tê, letrista de Rui Veloso, que lhes é apresentado por Mário Barreiros.
A etapa seguinte foi procurar uma editora e gravar o disco. A maqueta é enviada a diversas editoras portuguesas e a algumas internacionais como a inglesa Talkin´Loud e a alemã Soulciety. A editora independente alemã chega mesmo a oferecer ao grupo a possibilidade de gravar num estúdio alemão e de terem como convidados a secção de metais de James Brown.
Em Março de 1994 o grupo mantém negociações com a BMG para edição do disco, ainda nesse ano, mas acabam por assinar contrato com a EMI em 1995. O álbum é gravado durante esse ano, mas a editora decide adiar o seu lançamento, frustrando assim as expectactivas do grupo.

1996
Em 30 de Janeiro, a anteceder a edição do primeiro disco, Manuela Azevedo é capa do Blitz nº 587 ("Clã: Nova Babilónia, a Norte").
O álbum «LusoQualquerCoisa», com produção de Mário Barreiros e Carlos Tê, é lançado em 12 de Fevereiro. Para single de apresentação é escolhido «Pois é».
O disco é bem recebido pela critica, e consegue obter alguma divulgação radiofónica, contudo não logra obter o sucesso comercial: pouco mais de 1500 exemplares vendidos.
Um segundo single é lançado, apenas para divulgação radiofónica, o qual inclui os temas «Novas Babilónias» e «Ver uma Mulher». «Novas Babilónias» é um dos temas com mais airplay radiofónico durante o ano. No entanto, tal mediatização não se reflecte na obtenção de vendas significativas nem na realização de um grande número de concertos.
No dia 7 de Setembro, actuam na Festa do Avante promovida pelo PCP.
Em Novembro, no dia 27, Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves participam no International SongWriters Festival, realizado em Manila (Filipinas), com o tema «Blues of Change» que esteve na origem de «Problema de Expressão».
Hélder Gonçalves compõe um tema de 15 minutos, inspirado na Divina Comédia de Dante, que serve de banda sonora ao desfile da colecção de verão de Olga T. Rego, apresentado durante o Portugal Fashion. O Cd-single «Inferno, Limbo e Paraíso», sem edição comercial, contém as seguintes faixas: Inferno 1; Limbo 1; Limbo 3; Paraíso 3; Inferno 2 (extracto); e Paraíso 1 (extracto).
Manuela Azevedo é convidada, a título de revelação nacional, a participar no espectáculo "Afinidades", a realizar durante a Expo'98.

1997
Na sequência do reconhecimento da crítica, os Clã são nomeados como melhor banda revelação nos prémios Blitz 96.
A 15 de Abril, apresentam no auditório da RDP o Concerto Off (Ao Vivo na Ant3na), que se integra na emissão especial de 3º aniversário da Antena 3 e que conta com a participação de Mário Santos (Saxofone Tenor), Rui Teixeira (Saxofone Alto), de Quiné (percussão) e da cantora Maria João no tema «Pois É».
O segundo álbum, «Kazoo», gravado nos meses de Junho e Julho, novamente com produção de Mário Barreiros e Carlos Tê, é lançado a 15 de Setembro. O primeiro single é «GTI (Gentle, Tall & Intelligent)», contudo é «Problema de Expressão», um tema com influências de trip-hop, a obter maior airplay radiofónico e o único a ter direito a video-clip realizado por Nuno Tudela.
Nos balanços de fim de ano «Kazoo» é considerado o 4º melhor disco nacional para o DN e o 5º melhor para o Raio X.

1998
Apesar do sucesso comercial tardar, os Clã continuam a merecer o apoio da crítica e de um público fiel que os reconhece como um dos melhores grupos nacionais, principalmente nos seus (muitos) concertos que são caracterizados por uma grande energia e entrega de todos os músicos.
Nos prémios Blitz '97, os Clã são nomeados para os seguintes prémios: melhor banda, melhor canção («Problema de Expressão») e melhor vocalista feminina, o qual é atribuído a Manuela Azevedo.
Em Março, coincidindo com a apresentação ao vivo do álbum «Kazoo» em Lisboa, no Paradise Garage, é editado o terceiro single do álbum que inclui os temas «Sem freio» e «I´m Free».
Os Clã participam no concerto de apoio à campanha pelo SIM no referendo para a despenalização do aborto.
O grupo estreia-se nas Queima das Fitas, realizando, durante os meses de Abril e Maio, concertos em diversas semanas académicas: Viseu, Covilhã, Coimbra, Tomar, Porto, Guarda e Aveiro.
No Pavilhão do Território (Expo '98) pode-se ouvir «Sem freio» no espaço destinado à promoção do Porto - Capital da Cultura (a ocorrer no ano 2001).
A 10 de Junho participam no concerto comemorativo do dia de Portugal que se realiza no espaço da Expo '98.
Durante o verão, é editada a compilação «Ao Vivo na Antena 3» que agrupa alguns dos participantes na série de concertos promovidos por essa emissora radiofónica. Os temas incluídos são «Pois É», com a participação de Maria João, e «Não Vás».
No dia 17 de Julho, actuam no Rock Feira que se realiza em Santa Maria da Feira.
Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves participam a 30 de Julho no concerto de Sérgio Godinho integrado no ciclo "Cantautores" (Expo'98). Os temas interpretados em dueto, entre Sérgio e Manuela, são «Espectáculo» (de Sérgio) e «Problema de Expressão».
Os Clã estreiam-se finalmente nos festivais de verão, actuando, com bastante sucesso, no dia 1 de Agosto no Festival SuperRock, que decorre no Palco Sony da Expo '98, no dia 14 no Festival de Paredes de Coura e, a 28, nas noites Ritual Rock.
A 4 de Setembro, os Clã actuam no palco 5 da Expo '98 a convite de Pedro Abrunhosa (ciclo "Cantautores").
Em 22 e 23 de Setembro, integrados na Expo '98, acontecem os espectáculos "Afinidades" com Sérgio Godinho.
O video de «Problema de Expressão», para além de ser incluido no alinhamento da K7 Ritual Video Clips '97, recebe uma Menção honrosa no Ovarvideo '98 e é nomeado para o Prémio Videoclip do ano.
No dia 4 de Dezembro, realizam o seu primeiro concerto fora do continente europeu: em Macau.

1999
Entre 8 e 10 de Janeiro, os Clã e Sérgio Godinho reeditam, no teatro Rivoli do Porto, o espectáculo "Afinidades", o qual obtém bastante sucesso: realizam três concertos quando estavam previstos apenas dois.
A 13 de Janeiro é editado o disco «XX anos XX bandas» de homenagem aos Xutos & Pontapés no qual interpretam «Conta-me histórias», que foi o primeiro tema a ser divulgado na rádio e aquele que obteve maior notoriedade.Nos dias 27 e 29 mês de Janeiro, Manuela Azevedo participa nos concertos comemorativos dos cinco anos de carreira dos Blind Zero que decorrem no Ritz Club (Lisboa) e Hard Club (Gaia). «No Turn» é um dos temas interpretados em dueto.
A 7 de Março inicia-se, na RTP1, a transmissão do programa de televisão "Atlântico" gravado durante o verão de 1998. Durante a 4ª emissão, dedicada a Edu Lobo e Sérgio Godinho, na qual participam como convidados Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves, é apresentado um clip do tema «Choro Bandido», de Edu Lobo e Chico Buarque, interpretado por Manuela durante o espectáculo "Afinidades".
Em 16 de Abril, Sérgio Godinho junta-se aos Clã para um novo concerto "Afinidades" durante o 5º Festival Zeca Afonso (Coimbra).
Os Clã são uma das bandas participantes no concerto SOS Kosovo, que se realiza em 17 de Abril, a favor dos refugiados da guerra do Kosovo.
Manuela Azevedo participa no concerto de reunião dos Trovante, no dia 12 de Maio, interpretando, em conjunto com Luis Represas, o tema «Perigo».
Nos dias 19 e 20 de Junho, os Clã actuam em São Paulo (Brasil) por ocasião da festa "Vira Portugal Vira Brasil".
Os Clã são o grupo escolhido para o concerto de estreia em Lisboa - a 27 de Junho - do novo formato do Festival SuperBock SuperRock 99 que, durante vários dias, apresenta concertos de diversos artistas que actuam em salas de diferente dimensão, quer em Lisboa, quer no Porto.
Em Julho, os Clã juntam-se novamente a Sérgio Godinho para mais três espectáculos "Afinidades": Torres Novas, Guimarães e Guarda.
No dia 7 de Agosto, os Clã realizam o concerto de abertura do segundo dia do Festival do Sudoeste que é integrado na homenagem ao vigésimo aniversário dos Xutos & Pontapés.
Em Outubro, o vídeo de «Conta-me Histórias» é um dos nomeados no Prémio Videoclip do ano.
«Problema de Expressão" é considerada, pelos leitores do DNmais (suplemento de artes e espectáculos do Diário de Notícias), a 68ª melhor canção portuguesa do século.

2000
Em Janeiro, «Kazoo» é votado pelos leitores da MusicNet como sendo o 19º melhor disco nacional da década de '90 e obtém um honroso 47º lugar (15º da década de '90) numa lista, dos 100 melhores álbuns da música portuguesa de sempre, elaborada pelos jornalistas do DNmais.
A 14 e 15 de Janeiro, Sérgio Godinho volta a reunir-se aos Clã, no Teatro Viriato (Viseu), para dois novos espectáculos "Afinidades".
Em Fevereiro é concluída a gravação do terceiro álbum, que se iniciara em Novembro de 1999, novamente com produção de Mário Barreiros e Carlos Tê. O single de apresentação é «Dançar na Corda Bamba» que começa a rodar na rádio no dia 4 de Abril.
A 6 de Abril, actuam em Coimbra no Le Son a finalizar a série de espectáculos "Coimbra 107.9 % Acústica" organizada pela Rádio Universidade de Coimbra.
O terceiro álbum, «Lustro», é editado a 22 de Maio, incluindo letras assinadas por Sérgio Godinho, Manuel Cruz (dos Ornatos Violeta) e pelo brasileiro Arnaldo Antunes (ex-Titâs).
A faceta mais rock que caracteriza alguns temas do álbum não é bem aceite por parte de alguma crítica, contudo temas como «Dançar na Corda Bamba» e «Fahrenheit» são dos mais aclamados nas suas actuações ao vivo, nomeadamente aquando da apresentação oficial do disco que se realiza no Hard-Club (Vila Nova de Gaia) no dia 9 de Junho.
No dia 7 de Julho reatam-se "Afinidades", entre Clã e Sérgio Godinho, no Parque de Exposições de Braga durante a Festa da Alegria.
Inserido nas comemorações dos 500 anos do Descobrimento do Brasil, realiza-se a 29 de Julho, na Praça Sony, o Festival Transatlântico. Arnaldo Antunes junta-se aos Clã para interpretarem «H2Omem» (cuja letra é da autoria do brasileiro) e «Engrenagem» (incluído no seu álbum «Um Som»).
No circuito dos Festivais de Verão, os Clã actuam, durante o mês de Agosto, no Festival de Celorico da Beira (dia 4), no Festival de Paredes de Coura (dia 11) e nas Noites Ritual Rock (dia 25). E a 2 de Setembro participam na Festa do Avante.
O vídeo de «Dançar na Corda Bamba» é nomeado ao Prémio de melhor Videoclip do ano.
O segundo single de «Lustro» é «O Sopro do Coração», com letra de Sérgio Godinho.
A 16 de Outubro é editado o disco de homenagem a Rui Veloso, «20 Anos Depois - Ar de Rock», no qual interpretam «Bairro do Oriente» da autoria de Rui Veloso e Carlos Tê.
No dia 4 de Dezembro os Clã dão o seu primeiro concerto, em nome próprio, na Aula Magna que conta com a participação especial de Manuel Cruz (dos Ornatos Violeta), Nuno Rafael (ex-Despe & Siga), Maria João e Mário Laginha e Adolfo Luxúria Canibal (dos Mão Morta).
Os Clã conseguem o seu primeiro disco de prata com a venda de mais de 10 mil exemplares do álbum «Lustro». Entretanto, o sucesso de «O Sopro do Coração», potenciado pela participação do grupo em diversos programas televisivos e radiofónicos, contribui para a obtenção de uma maior notoriedade junto do público em geral.

2001
Em Janeiro, «Lustro» alcança o galardão de disco de ouro correspondente à venda de 20 mil exemplares, sendo «H2omem» o tema escolhido como terceiro single para efeitos promocionais. O single inclui uma nova versão de estúdio que conta com a participação de Arnaldo Antunes.
Em 28 de Fevereiro e 1 de Março realizam dois concertos no Hard Club, no âmbito do Festival Super Bock Super Rock, que contam novamente com a participação especial de Nuno Rafael, Maria João e Mário Laginha e Adolfo Luxúria Canibal.
Os Clã, conjuntamente com Silence 4, Rui Veloso, Xutos & Pontapés, Mafalda Veiga, Blind Zero e Ala dos Namorados, actuam no dia 22 de Março, no Pavilhão Atlântico, e no Coliseu do Porto nos dias 24 e 25 num espectáculo de homenagem aos Beatles, intitulado "Come Together".
Em Abril, os Clã ganham o Globo de Ouro para Melhor Canção com «O Sopro do Coração».
No dia 13 de Maio, actuam em Cannes, a convite da Madragoa Filmes, num espectáculo que decorre após à projecção oficial do filme "Vou para Casa", de Manoel de Oliveira, no celébre Festival de Cinema.
A 13 de Julho estreiam-se no Festival de Vilar de Mouros, o mais antigo e mítico festival de verão do panorama nacional.
Nos dias 12 e 13 de Outubro Manuela Azevedo participa no espectáculo "Porto Cantado" integrado no Porto 2001 - Capital da cultura.
Os Clã vencem as categorias de melhor voz feminina, melhor banda e melhor álbum («Lustro») dos Prémios Blitz 2000.
No dia 30 de Outubro é apresentado no Teatro Rivoli o filme-concerto "Nosferatu" com banda sonora dos Clã.
O disco «Afinidades» de Sérgio Godinho e dos Clã é editado no dia 10 de Dezembro.

2002
O álbum «Lustro» é editado em França no dia 22 de Janeiro. No dia 26 de Janeiro actuam em Paris, no Divan do Monde, numa organização da Associação Cap Magellan.
O espectáculo «Afinidades» é apresentado, no dia 13 de Março, no Coliseu dos Recreios. O disco «Afinidades» atinge o disco de ouro.
No dia 27 de Junho os Clã actuaram na cerimónia inaugural da Festa do Vinho de Bordéus onde o vinho do Porto foi convidado de honra. No dia seguinte os Clã passaram por Barcelona, para um concerto na Sala Razzmatazz.
No dia 27 de Julho apresentaram o espectáculo "Nosferatu" no Cine Teatro António Lamoso, em Santa Maria da Feira.
O disco «Afinidades», dos Clã e Sérgio Godinho, foi um dos discos candidatos ao Prémio José Afonso.
"Nosferatu" foi apresentado na Covilhã e em Torres Vedras.
Manuela Azevedo participou no tema «Carinhoso» do projecto Carinhoso de Fernando Júdice e José Peixoto.

2003
No dia 27 de Fevereiro, pelas 22 horas, os Clã apresentaram a sua "Música para Nosferatu" no Grande Auditório do Fórum Lisboa.
O disco "O Irmão do Meio" de Sérgio Godinho foi editado em Abril. Os Clã participam numa nova versão de "Dancemos no Mundo".
Em 29 de Abril, os Clã iniciaram uma mini-tournée pensada para espaços fechados, de forma a criar um ambiente mais intimista. Nesta digressão foram apresentados alguns temas novos.
Manuela Azevedo colabora nos discos de José Peixoto e Mola Dudle.

2004
No dia 3 de Maio de 2004 é editado o disco «Rosa Carne» cujo primeiro single é «Competência Para Amar».
Os Clã apresentam-se ao vivo no dia 26 de Novembro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, num concerto especial com a participação de Arnaldo Antunes e de Legendary Tiger Man.
É lançado o álbum do projecto Humanos em que estiveram envolvidos Manuela Azevedo e Hélder Gonçalves.

2005
Manuela Azevedo participa no tema «Boa Noite Brasil» dos Pato Fu.
Em Outubro é editado o disco «Vivo» com alguns dos melhores momentos ao vivo dos Clã. No mês seguinte foi lançado o primeiro DVD do grupo, intitulado «Gordo Segredo», com o concerto realizado no Grande Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval e mais alguns extras.

2006
Em Maio de 2006 é lançado o livro «Curioso Clã» com as letras do grupo.

2007
A 1 de Outubro lançam o seu ultimo album, de nome Cintura.»
(TRANSCRITO)

Clã - Problema de Expressão




Discografia:
LusoQualquerCoisa (CD, EMI, 1996)
Kazoo (CD, EMI, 1997)
Lustro (CD, EMI, 2000)
Afinidades (CD, EMI, 2001)
Rosa Carne (CD, EMI, 2004)
Vivo (2CD, EMI, 2005)
Cintura (CD, EMI, 2007)

Cintura_2007

01. Vamos Esta Noite
02. Adeus Amor (Bye, Bye)
03. Tira a Teima
04. Fábrica de Amores
05. Amuo
06. Sexto Andar
07. Ponto Zero
08. P'ra Continuar
09. Pequena Morte
10. Narciso sobre Rodas
11. Mandarim
12. Utilidade do Humor

DOWNLOAD PART1
DOWNLOAD PART2

Clã ao Vivo (2CDs)_2005

CD1:
01.Intro
02.Doença do Bem
03.Fahrenheit
04.Uma Mulher da Vida
05.Dançar na Corda Bamba
06.H2omem
07.Lado Esquerdo
08.Problema de Expressão
09.Eu Ninguém
10.América, América (com Nuno Rafael)
11.Caubói Solidário (com Adolfo Luxúria Canibal)
12.Conta-me Histórias
13.GTI (Gentle, Tall And Intelligent)

DOWNLOAD
PASSWORD:oneil

CD2:
01.Carrossel dos Esquisitos
02.Pois É (Não É?)
03.O Sopro do Coração
04.Curioso Clã
05.Lua Partida Ao Meio (com Maria João)
06.Aqui Na Terra
07.Consumado (com Arnaldo Antunes)
08.Competência Para Amar
09.Amigos de Quem (com Manuel Cruz)
10.Sangue Frio
11.Bairro do Oriente

DOWNLOAD
PASSWORD:oneil

Clã & Sérgio Godinho – Afinidades_2001

Clã e Sérgio Godinho - As Coisas (Ao Vivo)
Clã e Sérgio Godinho - Dias úteis
Clã e Sérgio Godinho - Espalhem a Notícia (Ao Vivo)
Clã e Sérgio Godinho - Espectáculo (Ao Vivo)
Clã e Sérgio Godinho - Introdução
Clã e Sérgio Godinho - Lá em Baixo (Ao Vivo)
Clã e Sérgio Godinho - O Baú de Sigmund Freud
Clã e Sérgio Godinho - O Fim de Tudo (Ao Vivo)
Clã e Sérgio Godinho - Pois É (Ao Vivo)
Clã e Sérgio Godinho - Problema de Expressão (Ao Vivo)
Clã e Sérgio Godinho - Vuelvo al Sur (Ao Vivo)
Clã e Sérgio Godinho - O Elixir da Eterna Juventude (Ao Vivo)
Clã e Sérgio Godinho - O Homem Fantasma (Ao Vivo)
Clã e Sérgio Godinho - Ver uma Mulher (Ao Vivo)

DOWNLOAD
PASSWORD:amrao

Lustro_2000

01.A Doença do Bem
02.Amigos de Quem
03.Bem Versus Mal
04.Curioso Clã
05.Dançar Na Corda Bamba
06.Depois do Amor
07.Fahrenheit
08.Gueixa
09.H2omem
10.Lado Esquerdo
11.O Sopro do Coração
12.O Sorriso da Gioconda
13.Sangue frio

DOWNLOAD
PASSWORD:amrao

Kazoo_1997

1 - A Grande Pirâmide
2 - O Hábito do Monge
3 - GTI (Gentle, Tall & Intelligent)
4 - Código de Barras
5 - Loja de Porcelanas
6 - O Meu Estilo
7 - O Problema de Expressão
8 - Melancholia
9 - I´m Free
10 -Abas do Vento
11 -Sem Freio
12 -Cromo
13 -Caubói Solidário

(INDIPONIVEL)

LusoQualquerCoisa_1996

1. Mapa do Desejo
2. Pois É!
3. Não Vás
4. Ser (Português)
5. Concurso do Método
6. Novas Babilónias
7. Do Mesmo Clã
8. Ver Uma Mulher
9. Azar
10.Para Sempre
11.Mr. Inútil
12.Give Peace a Chance
13.Donna Lee
14.Mora
15.Do Mesmo Clã (2ª V.)

DOWNLOAD
ou:
DOWNLOAD
PASSWORD:amrao

Recomendo uma visita ao site oficial em:
http://cla.no.sapo.pt/menu.htm

Clã - Sexto Andar

3 comentários:

. disse...

você poderia mandar para o meu email o clã cantando com o arnaldo antunes "consumado", estou ha muito tempo atrás e não consigo ficaria muito grato. meu email é yurieduardo.25@hotmail.cm

. disse...

você ou vocês poderiam me mandar arnaldo antunes e clã cantando consumado , estou ha muito tempo atrás da música e não acho em lugar nenhum. meu email é yurieduardo.25@hotmail.com

Sério Baralho Simpson disse...

Lamento mas não.
O som deste blog não é/era meu.
:(