quinta-feira, 26 de junho de 2008

MESA - Pop Tuga, porreirinho.

Não é nada que eu ame, mas é porreiro.

Discografia:
2008 - Para Todo o Mal
2005 - Vitamina
2003 - Mesa

«Os Mesa reúnem no seu menu de estreia, um álbum homónimo lançado em 2003, a experiência e os gostos pessoais de quatro músicos vindos de meios diferentes. João Pedro Coimbra, mentor do projecto, passou pela Escola de Jazz do Porto, integrou a formação inicial dos Bandemónio, como baterista do grupo de Pedro Abrunhosa, e trabalhou com os Três Tristes Tigres e os Coldfinger. Em 2000, formou os Mesa, ideia para a qual foram chamados Jorge Coelho, antigo guitarrista dos Cosmic City Blues e dos Zen, Sérgio Marques, colaborador dos Magenta e estudante de baixo e contrabaixo, e Mónica Ferraz, que viria a ocupar o papel de vocalista. Aulas de ballet clássico desde os três anos, estudos de canto e piano a partir dos cinco e formação em jazz dos quinze em diante abriram o apetite da jovem pelo mundo da música. Com os Mesa, adoptou uma abordagem vocal mais pop, não esquecendo, porém, a necessidade de encontrar novos caminhos, ao inscrever-se em aulas de canto lírico.
Em 2002 é o ano da consolidação do grupo. O tema 'Divagadora' causa um impacto tal no meio que leva a que assinem contracto com a Zona Música.
Convidados, em 2003, para actuar no primeiro Festival Galp Energia e em alguns programas televisivos, os Mesa viram o seu primeiro álbum, de título homónimo, elogiado pelo calor da voz de Mónica Ferraz, e pela maturidade das canções, para a qual terá contribuído, também, a participação dos experientes Mário Barreiros e Alexandre Soares na produção. João Pedro Coimbra, cuja bagagem inclui também a composição de música experimental e para peças de teatro, foi o terceiro elemento em estúdio.
A gravar as 13 faixas de "Mesa" estiveram Mónica Ferraz (voz), Jorge Coelho (guitarra), Sérgio Marques (baixo), e João Pedro Coimbra (programação, bateria, teclas, baixo, arranjos), acompanhados por uma valioso naipe de músicos convidados: Regina Guimarães (letra em "Sequela"), Alexandre Soares (guitarra), Pedro Barreiros (contrabaixo), Frederico Serrano (piano), e um quarteto de cordas. Juntos, os ingredientes deram origem a uma delícia pop, com várias camadas jazzy e molho dançável.
Os singles 'Esquecimento', 'Mímica Sísmica' e, sobretudo, 'Luz Vaga', recebem um forte apoio de rádios nacionais, o que leva a que seja feita uma 2ª edição do álbum que, além do novo grafismo, conta com um inédito de Scott Walker através da recuperação das gravações do tema '30 Century Man'.
O projecto chama, entretanto, a atenção da EMI e o disco "Mesa" é, então, editado pela 3ª vez, agora com o selo da discográfica, contando com a participação especial de Rui Reininho numa nova versão da música 'Luz Vaga'.
O grupo portuense capta, também, a atenção da imprensa nacional e começa a fazer-se notar além fronteiras, com artigos elogiosos na imprensa alemã, inglesa, brasileira e espanhola. Na mesma altura alcançam um Globo de Ouro, na categoria de "Melhor Grupo do Ano", e o disco de estreia é eleito, por diversos orgãos de comunicação, como um dos melhores de 2003. Além disso, são nomeados aos MTV Europe Music Awards, na categoria de "Best Portuguese Act", e Emmanuel Legrand, editor da revista americana Billboard, inclui o álbum de estreia do grupo na lista dos 10 melhores discos de 2004, considerando-o um «impressive debut album from this Portuguese trip-hop band».
Já em 2005 lançam o segundo longa-duração. Gravado entre o Porto e Nova Iorque, "Vitamina" explora novas sonoridades através da junção da electrónica à pop e ao rock, passando pelo jazz. Destaque para as faixas 'Arrefece', 'Vício de Ti' e 'Deixa Cair o Inverno', este último nomeado para os Globos de Ouro de 2006. Do registo constam 11 novos temas e uma versão de 'Out of Time', um original dos Blur. Ainda em 2006 actuam no Rock In Rio Lisboa e, já em 2007, integram o cartaz do primeiro festival Delta Tejo. Um ano depois, publicam o terceiro trabalho de estúdio: "Para Todo o Mal".»
(Por: Lia Pereira)

MESA - Boca do mundo



Para Todo O Mal_2008

1. Porta de Entrada (Introdução)
2. Estrela Carente
3. Tribunal da Relação
4. Quando as Palavras
5. Munição
6. Biombo Acústico
7. Boca do Mundo (Chama)
8. Fiordes
9. E não vai ser bom
10.Paladar
11.Para todo o mal

DOWNLOAD

Vitamina_2005

1. Fado Lunar
2. Arrefece
3. Tele-chuva
4. Dó-Nut
5. Nova Calma
6. Lobo ao Luar
7. Vício de Ti
8. Vitamina
9. Deixa Cair o Inverno
10.En Garde
11.Soro da Verdade

DOWNLOAD
PASSWORD:oneil

Mesa - Para Todo O Mal

2 comentários:

Miguel Ângelo disse...

Cá está um blog a seguir.
Belo espaço

Sério Baralho disse...

Obrigado, Miguel!
É sempre bom receber um incentivo.
Abraço!