terça-feira, 26 de maio de 2009

POP DELL'ARTE - Musica Portuguesa, do mais inovador, para a sua época!

Este álbum (FREE POP) foi um dos álbuns que marcou a minha juventude. Cheguei mesmo a assistir a um espectáculo desta banda, no saudoso ROCK RENDEZ VOUZ. Era do mais inovador e melhor que se fazia em Portugal.

«Os Pop Dell'Arte formaram-se no Bairro de Campo de Ourique em Lisboa em 1984, tendo João Peste como vocalista, Zé Pedro Moura como guitarrista, Ondina Pires como baterista, Paulo Salgado como baixista e Luís Saraiva como percussionista. No dia 11 de Fevereiro de 1985, gravam no estúdio da Musicorde em Campo de Ourique uma maqueta com quatro temas (Sonhos Pop, Turin Welisa Strada, Bladin e Eastern Streets) com a qual decidem concorrer à 2ª edição do concurso de música moderna do Rock Rendez-vous. Apesar do prémio principal ir para os THC (projecto ligado aos Xutos e Pontapés, que aliás tinham feito sempre parte do júri), acabam por vencer o prémio de originalidade na final disputada a 5 de Maio, recebendo elogios unânimes da crítica que acaba por os considerar, como por exemplo, António Sérgio do programa Som da Frente da Rádio Comercial: a melhor banda em concurso.

Em 1986 João Peste cria a editora Ama Romanta que lança, em Maio desse ano, o álbum "Divergências" onde aparecem, além dos Pop Dell’Arte e de uma entrevista ao sociólogo Paquete de Oliveira feita por João Peste, nomes como Mler Ife Dada, Croix Sainte, Anamar, Essa Entente, Linha Geral, SPQR, A Jovem Guarda, Linha Geral, Bye Bye Lolita Girl, Grito Final, Bastardos do Cardeal, Magudesi, Extrema Unção e Os Cães, A Morte & o Desejo, entre outros.

A Ama Romanta vai manter-se em intensa actividade até ao início dos anos 90 editando vários discos de enorme importância musicológica de nomes como Mão Morta, Mler Ife Dada, Telectu, Sei Miguel, Anamar, João Peste & o Acidoxi Bordel, Linha Geral, Nuno Canavarro, Tó Zé Ferreira, Santa Maria, Gasolina em Teu Ventre!, PSP, Cães Vadios, Pascal Comelade e, obviamente, Pop Dell’Arte. Durante esse período várias capas históricas são assinadas por nomes como os de Nuno Leonel, Alberto Faria, António Palolo, Vasco Colombo, Mateus Lorena e até mesmo João Peste e Ondina Pires.

Em Outubro de 1986, dão o seu primeiro concerto fora de Portugal, na Discoteca El Kremlin em Vigo, juntamente com os Mão Morta, tendo Rafael Toral como novo elemento. Em Novembro do mesmo ano, após a morte de Luís Saraiva entram para estúdio para gravar o seu primeiro disco, o máxi-single Querelle/ Mai 86 editado pela Ama Romanta em Fevereiro de 1987, com produção de Nuno Rebelo, Amândio Bastos e Pop Dell’Arte.

O seu álbum estreia Free Pop, já com Luís San Payo na bateria, para substituir Luís Saraiva, é editado em Dezembro de 1987 e inclui vários clássicos da banda como Rio Line, Avanti Marinaio, Turin Welisa Strada e Berlioz , além de Juramento Sem Bandeira onde João Peste canta em dueto com Adolfo Luxúria Canibal dos Mão Morta.

Tendo sido considerado posteriormente um dos álbuns mais importantes de sempre da história da música pop e moderna feita em Portugal, “Free Pop”, em 1999, aparece no livro sobre os 100 álbuns mais importantes de música popular portuguesa do 2º milénio, editado pela FNAC, e na lista dos 20 melhores álbuns do século XX do Diário de Notícias. A crítica do jornal musical britânico Sounds atribui-lhe 4,5 pontos (em 5 possíveis), embora o Jornal Blitz em 1987 o tivesse colocado apenas em 10ª posição na lista dos melhores portugueses desse ano.»
(TRANSCRITO)

Pop Dell' Arte - My Funny Ana Lana (Official Videoclip) 1995


POPlastik 1985-2005_2006

1. Querelle
2. Sonhos Pop
3. (J'ai Oublié ) All My Life
4. Stranger Than Summertime
5. My Funny Ana Lana
6. Illogik Plastik
7. Janis Pearl
8. Rio Line
9. Avanti Marinaio
10.Turin Welisa Strada
11.Sprung Aus den Wolken
12.Mrs.Tyler
13.No Way Back
14.O Amor É... Um Gajo Estranho!
15.Esborrre
16.2002 (Neu Erotik Mix)
17.Litlle Drama Boy
18.Poema Para Noiva Circular Em Betão Armado Plástico Cor-De-Rosa Com Rádio Digital Programado Em FM
19.Poppa Mundi
20.So Goodnight

INDISPONIVEL

Free Pop_1987

01. Berlioz
02. Rio Line
03. Loano & Lyane Noah
04. Avanti Marilano
05. Dell'arte Je M'Enroque
06. Il Latão
07. Turn Welisa Strada
08. Bladin
09. Poligrama
10. Juramento Sem Bandeira

DOWNLOAD

Pop Dell'Arte - Querelle

2 comentários:

Anónimo disse...

Podes fazer upload do POPlastik?

Sério Baralho Simpson disse...

Não, amigo.
Se não coloquei o link é porque não encontrei nenhum link activo.
Lamento.