quinta-feira, 20 de março de 2008

VANESSA DA MATA - Se "Essa Boneca Tem Manual", eu não sei! Mas tem um som bestial!



«Biografia:
Vida infantil e inspiração musical
Vanessa da Mata nasceu em 10 de fevereiro de 1976, em Alto Garças, no Mato Grosso – uma pequena cidade a 400 quilômetros de Cuiabá, cercada de rios e cachoeiras. De formação autodidata, ouviu de tudo na infância. De Luiz Gonzaga a Tom Jobim, de Milton Nascimento a Orlando Silva. Ouviu também ritmos regionais, como o carimbó, dos discos trazidos das viagens de um tio à Amazônia. Ouviu samba, música caipira e até música brega italiana, sons que chegavam pelas ondas da rádio AM.

Adolescência: momento de independência
Aos 14 anos, Vanessa se mudou para Uberlândia, em Minas Gerais, cidade a mil e duzentos quilômetros de distância de Alto da Graça. Foi para lá sozinha, morar em um pensionato: se preparava, então, para prestar vestibular em medicina. Mas já sabia o queria: cantar. Aos 15, começou a se apresentar em bares locais.
Em 1992, foi para São Paulo, onde começou a cantar na Shalla-Ball, uma banda feminina de reggae. Três anos depois, excursionou com a banda jamaicana Black Uhuru. Em seguida, fez parte do grupo de ritmos regionais Mafuá. Neste período, ainda dividia seu tempo entre as carreiras de jogadora de basquete e de modelo.

Vida adulta e começo da fama
Em 1997, conheceu Chico César: com ele, compôs "A força que nunca seca". A música foi gravada por Maria Bethânia, que a colocou como título de seu disco de 1999. A gravação concorreu ao Grammy Latino e também foi gravada no CD de Chico, "Mama Mundi". O Brasil descobria uma grande compositora. Bethânia voltou a gravar Vanessa: "O Canto de Dona Sinhá" esteve no CD Maricotinha – com participação de Caetano Veloso - e em sua versão ao vivo. Já "Viagem" foi gravada por Daniela Mercury em Sol da Liberdade. Com Ana Carolina compôs "Me Sento na Rua", do CD Ana Rita Joana Iracema e Carolina (2001).
A voz e a presença de Vanessa começavam também a chamar atenção. Fez participações em shows de Milton Nascimento, Bethânia e nas últimas apresentações de Baden Powell: estava pronta para estrear em carreira solo.

Sucesso comercial
Em 2002, Vanessa lançou seu primeiro CD, Vanessa da Mata pela Sony – que teve produção conjunta de Liminha, Jaques Morelenbaum, Luiz Brasil, Dadi e Kassin. Entre os sucessos deste disco estão "Nossa Canção" (trilha sonora da novela Celebridade), "Não me Deixe só" - que estourou nas pistas com remix de Ramilson Maia - e "Onde Ir" (trilha da novela Esperança)
O segundo disco, Essa Boneca Tem Manual, foi lançado em 2004 pela Sony e teve produção de Liminha, como quem também dividiu as composições. Além de suas próprias canções – como "Ai ai ai...", "Ainda bem" e "Não chore homem", Vanessa regravou "Eu sou Neguinha" de Caetano Veloso (versão que integrou a trilha da novela A Lua me Disse) e "História de uma gata" (Chico Buarque, de Saltimbancos). Com "Ai ai ai..", música nacional mais executada nas rádios em 2006, o álbum chegou a Disco de Platina.
Sim, o terceiro disco, lançado em 28 de maio de 2007, foi produzido por Mario Caldato e Kassin. O álbum foi gravado entre a Jamaica e o Brasil. Das 13 faixas, cinco têm a participação de Sly & Robbie, dois ícones da música jamaicana. Sim é definido, pelo seu título, como "uma resposta positiva à vida, uma resposta de luta". E conta com participações de Ben Harper, João Donato, Wilson das Neves, Don Chacal e um time da nova geração da música brasileira, como o baterista Pupillo (Nação Zumbi) e os guitarristas Fernando Catatau (Cidadão Instigado), Pedro Sá e Davi Moraes, entre outros.»
(TRANSCRITO)

Vanessa Da Mata - Por Enquanto


Vanessa da Mata - Sim_2007

1. Vermelho
2. Fugiu Com A Novela
3. Baú
4. Boa Sorte / Good Luck (part. especial: Ben Harper)
5. Amado
6. Pirraça
7. Você Vai Me Destruir
8. Absurdo
9. Quem Irá Nos Proteger?
10.Ilegais
11.Quando Um Homem Tem Uma Mangueira No Quintal
12.Meu Deus
13.Minha Herança: Uma Flor

DOWNLOAD

Vanessa da Mata - Essa Boneca Tem Manual_2004
1. Ainda Bem
2. Eu Sou Neguinha?
3. Eu Quero Enfeitar Você
4. Música
5. Essa Boneca Tem Manual
6. Ai, Ai, Ai
7. Joãozinho
8. Ela X Ele na Cidade Sem Fim
9. História de uma Gata
10.Não Chore, Homem
11.Vem
12.Zé

DOWNLOAD

Vanessa da Mata - Vanessa da Mata_2002

1. Não Me Deixe Só
2. Onde Ir
3. Alegria
4. Viagem
5. Case-se Comigo
6. Delírio
7. Ano De 1890
8. Eu Não Tenho
9. Longe Demais
10.A Força que Nunca Seca
11.Bem da Vida

DOWNLOAD

Vanessa da Mata e Ben Harper - Boa sorte/Good Luck

2 comentários:

Unknown disse...

o som de vanessa é massa, ela tem o dom de compor o nosso cotidiano mais simples de uma forma altamente poética.

Sério Baralho disse...

Obrigado pelo comentário, Juracy! Espero que o meu BLOG seja do teu agrado.
Beijinhos!