Está em Brasileiro mas eu não estou para traduzir este lero-lero todo para o verdadeiro Português. Desculpem!
Retirado de http://ummundoverde.wordpress.com/
Manual prático para descarregar arquivos
Como muitos amigos meus vêm me perguntar “como baixo isso?” ou “onde eu encontro aquilo?”, resolvi fazer um pequeno manual com o que eu sei sobre baixar albuns, filmes, seriados e livros na internet. Como aqui em casa tem um roteador que não é meu e que restringe as portas do emule, tenho que me virar com html e torrent. Daí descobri vários modos de baixar coisas mais rápidos do que o emule. Nada contra o emule, que pra mim diz mais do que apenas baixar coisas, pois como é uma rede p2p, tem uma opção mais inteligente do que o html, possibilitando o real compartilhamento de arquivos, além do egoísmo de só baixar coisas… então, usem o emule (ou qualquer p2p)!
Antes da lista, algum “bla bla bla” sobre o compartilhamento (lê quem quer):
Todos devem saber que a grande maioria dos arquivos de música são restritos pelo direito autoral. Restritos porque o direito autoral é uma lei que pretende proteger os bens culturais de certos usos, como a cópia, o compartilhamento, a distribuição, a modificação, etc. Antes da popularização da internet e das tecnologias informacionais, tais leis eram pouco problematizadas, pois à restrição legal seguia outra: a restrição técnica. As tecnologias de reprodutibilidade eram caras e dispendiosas, e quem detinham tais tecnologias eram as indústrias de entretenimento, e eram elas que ditavam as regras da distribuição cultural no mundo. Nem os autores - reais produtores da cultura - nem nós, consumidores, poderíamos fazer algo a respeito. Porém, a internet aboliu, em partes, essa restrição técnica - pois ela se mostrou uma tecnologia barata e muito eficiente de cópia e distribuição de arquivos digitalizados - , e as leis de direito autoral permaneceram como uma frágil barreira que separa a escassez artificial da abundância e da gratuidade dos produtos culturais. Descobrimos que o simples fato de ignorarmos tais leis nos abririam portas nunca antes abertas. Hoje, na internet, encontram-se quase toda a produção cultural passível de digitalização que o homem pôde produzir, e tudo fomentado apenas pelos usuários, sem a ajuda de instituições como o Estado ou as indústrias. Pra mim, isso é um enorme avanço na democratização cultural, e deve ser fomentada cada vez mais. Portanto, disponibilizem! Compartilhem! Baixem! Aproveitem enquanto é tempo! (Quem eu estou querendo enganar? Todo mundo ja faz isso).
Bom, chega de lenga-lenga e vamos ao que interessa.
Para baixar músicas:
Eu baixo quase todas as músicas que eu quero no orkut. Tem uma comunidade muito decente lá chamada Discografias. Muito boa, encontro quase tudo que quero. É só ir la, clicar em ÍNDICE GERAL e pronto. As bandas estão organizadas em ordem alfabética, e dentro de cada comentário tem os albuns. Os albuns estão disponíveis em ficheiros virtuais, tais como o megaupload, o rapidshare, megashare, etc. A primeira vista parece complicado, mas não é. Na maioria deles é só aguardar uma contagem regressiva e escrever as letras, que aparecem em um desenho, no campo abaixo. No rapidshare, clique primeiro no botão “free”, o resto é igual. O megaupload e o rapidshare são os melhores arquivos virtuais, mas eles têm restrições de tempo. Depois de baixar o primeiro arquivo, tem que esperar x minutos (no rapidshare são 80, no megaupload são mais) para baixar outros. Então se quiserem baixar muitos arquivos, guardem esses links para os arquivos que não têm outros servidores.
Essa comunidade do orkut é ótima para baixar o que vc já tem na cabeça. Agora, se quiserem conhecer novas bandas, baseadas no estilo musical preferido, sugiro os blogs de download. Quase todos apresentam a capa do disco, muitos deles têm resenhas dos albuns e alguns são organizados por estilos. Listarei os que eu conheço melhor.
Jazz Man! - Blog temático de Jazz, Blues e MPB.
Som do Roque - Blog baiano (eu acho q é baiano) de variedades e música brasileira em geral. Lá encontra-se de samba a rock nacional. Lá tb tem um link para uma lista de sites de mp3 muito mais decente que essa.
Um Que Tenha - Outro blog de jazz e musicas nacionais variadas, mais voltado para o samba, choro e bossa nova.
SaravaClub* - Ótimo blog de Funk, Soul, Blues, Jazz e músicas para sacudir.
Cápsula da Cultura - Música brasileira “das antigas”.
Drunk Songs - Nem só de blem-blem-blens vive o homem. Esse blog é especializado naqueles músicos bebados, drogados, indecentes, sujos, fedidos e fudidos.
Hoje ainda é dia de boa música 2 - Miscelânea de gêneros e de artistas, com predominância da MPB.
Muzak for Cybernetics - Blog gringo (canadense) de Indie, Electro, Hip Hop e coisas do gênero.
Download Mp3 Rock - Blog com atualidades do cenário musical.
Bom, existem muitos blogs de música, e essa lista é só um começo. Na maioria dos blogs tem, na coluna da direita, links para outros blogs (coisa que eu ainda não fiz no meu). Aí é só fuçar e pirar. Da pra dar uma pesquisada no google também, digitando, sem as aspas, “download blog nome da banda“. Para baixar os albuns é o mesmo esquema dos ficheiros virtuais que eu expliquei na parte do orkut. Parece dificil, mas é só dar uma fuçadinha sem medo q rola.
Para baixar Filmes:
A maior e melhor forma de procurar filmes na internet é o torrent (ou BitTorrent). Torrent é um tipo de rede p2p criada, em um primeiro momento, o compartilhamento de distribuições de software livre, mas hoje é usado para compartilhar vídeos, discografias completas de artistas, softwares e arquivos de tamanho grande. Falando de torrent, não posso deixar de citar o maior servidor torrent, o suéco The Pirate Bay, importante pela luta a favor do compartilhamento de arquivos.
Para utilizar a rede torrent, é preciso ter instalado um programa cliente. Eu uso e gosto do µTorrent, que é bem facil de usar, mas existem outros.
A rede torrent, como uma rede p2p, conecta um usuário a outros, sem a necessidade de um servidor central. Os servidores torrent (também chamados de trackers) apenas produzem links dos arquivos presentes nos computadores dos usuários que estão acessando o programa-cliente (os arquivos .torrent). Para maiores informações, acessem o Wikipedia.
Para procurar um link de torrent, eu geralmente procuro “download nome do filme torrent” no google. Para uma maior eficiência, procure o nome original do filme, não o traduzido em português. Se der sorte, vão aparecer vários links de vários servidores. Para procurar o melhor, entre nos servidores e veja o número de leechers e de seeds, que normalmente estão numerados. Leechers são as pessoas que estão fazendo o download do vídeo no momento, e que disponibilizam (são obrigados) a parte q já baixaram. Seeds são as pessoas que já baixaram 100% do arquivo, e que por questão de generosidade ou de gratidão, não apagaram o link para o computador delas. Quanto maior o número de leechers e principalmente quanto maior o número de seeds, mais rápido será o download.
Grande parte das pessoas que compartilham os vídeos é gringa, e na maioria das vezes eles não tem legenda. Mas existem pessoas generosas o bastante para abrir mão de seu tempo livre e de seus conhecimentos em inglês para produzirem legendas decentes e gratuitasem português. Para procurar legendas, eu escrevo no google: “download legenda nome original do vídeo“.
Para executar o vídeo com a legenda é só colocar os dois arquivos na mesma pasta e com o mesmo nome (só com as extensões diferentes). Vc vai precisar de um bom programa para rodar vídeos. Para vídeos no formato .AVI (que são os mais populares na net), .VOB (formato e qualidade de DVD, com arquivos bem maiores), .MOV, etc, eu uso o programa VLC Media Player, e para programas com extensão .RMVB (menores, de pior qualidade e normalmente com legendas embutidas) eu uso o RealPlayer.
Dá pra procurar vídeos também no orkut, e existem várias comunidades sobre isso. Eu recomendo a “Filmes Brasileiros (Download)“, especializada em filmes nacionais.
Para baixar Seriados:
Está disponível na internet também quase todos os episódios de quase todas as temporadas de quase todos os seriados produzidos, tanto no Brasil como em outros países, e todos muito bem legendados. Existem varios blogs e sites especializados nisso, mas eu utilizo somente o orkut. Baixo séries na comunidade “Filmes e Séries - DOWNLOAD“, todas em rmvb e com legenda imbutida. Uma coisa legal, que eu não vou passar em branco, é a mobilização pela disponibilização da série Lost. Cansados de esperar para ver a série no Brasil, muitos fãs da série copiam os episódios recém lançados nos EUA, fazem uma legenda e disponibilizam na net. A série passa toda quinta-feira às 22 hrs nos EUA, e toda sexta, la pelas 8 da manhã, ja estão disponíveis com legendas em português, com mais de um mês de antecedência da TV paga brasileira e com mais de um ano de antecedência da TV aberta. Existe até uma competiçãozinha velada de quem consegue disponibilizar a série com legendas de melhor qualidade e em menor tempo. Baixo Lost na comunidade “LOST Download“. Dá pra escrever no campo de pesquisa do orkut “download série nome da série” e ir na aba “tópicos”. O esquema para baixar as séries é o mesmo dos ficheiros virtuais.
Para baixar Livros:
Existem também diversos livros disponíveis para download. Não todos, mas muitos. Os livros são em formato PDF. Se vc tiver um bom esquema para imprimir, vale a pena. Se tiver um bom monitor, da pra ler tb (ainda mais se o livro for bom. Li o “misto quente” do Bukowski em um dia no computador tranquilamente). É bom para pesquisadores e estudantes que não acham “aquela” citação “daquele” livro num domingo a noite para um trabalho a ser entregue na segunda de manhã. Eu curto e-books, tenho diversos e alguns me ajudaram bastante.
Primeiro, para baixar livros, vá ao site do Coletivo Sabotagem. Sabotagem é um coletivo anarquista de desobediência civil às leis de direito autoral, atuante desde 2004, e foram os primeiros a disponibilizarem livros na internet. Existem ótimos livros de sociologia, antropologia, ciências políticas, história, geografia, literatura, poesia, etc. disponíveis em seu site. De quebra, de uma olhada em seus manifestos e nos artigos disponibilizados. O site também oferece vídeos, textos e programas relacionados à digitalização de livros.
Outro bom lugar para encontrar livros é o site 4Shared. O 4Shared é também um ficheiro virtual para arquivos pequenos e médios. Tem um campo de busca logo na página principal. É só escrever o nome do livro e torcer para que tenha. Se tiver, clique no nome, aguarde um instante e depois clique no link “download file”, ou algo assim.
Bom, é isso. Isso é tudo que eu sei sobre compartilhamento de arquivo. Para aprender mais, só fuçando. Fucem, descubram e me contem. Espero ter ajudado alguém e espero ter sido compreendido. Qualquer dúvida é só escrever um comentário que eu respondo.
Sem comentários:
Enviar um comentário